Você sabe o que é fome hedônica?

Você sabe o que é fome hedônica? Se a resposta é não, então siga lendo, pois, ela pode ser a culpada pela sua dificuldade de emagrecer, independente dos seus esforços em dietas e atividades físicas.

O que é fome hedônica?

Sabe aquela sensação prazerosa, que parece ir além do simples saciar a fome? Como se aquela refeição estivesse tão gostosa que parece apartar a ansiedade, nos acalmar e quase te leva a um estado de nirvana? Isso é fome hedônica.

Mas, se esse conceito parece um pouco complexo ainda, podemos resumir a fome hedônica como aquela fome que não tem nada a ver com a fome natural que sentimos quando nossas energias estão baixas.

A fome hedônica se relaciona com a nossa tentativa de lidarmos. Geralmente, com problemas emocionais, como a já citada ansiedade, mas também estresse, depressão e outras, com a comida.

Ou seja, toda vez que você se sente sob pressão constante e, ao se deparar com uma batata frita, coxinha, chocolate, bombom, ou qualquer opção dessas das mais gordurosas e açucaradas. Sente que aquilo é a solução para os seus problemas e uma mordida parece que você ascende ao paraíso, isso é uma fome hedônica.

Comer algo por puro prazer parece algo ótimo, e é realmente, afinal comer tem que ser hábito satisfatório. Contudo, com a fome hedônica, sem o devido controle, pode trazer prejuízos graves à saúde do indivíduo.

Quais os riscos da fome hedônica?

Você sabe o que é fome hedônica? – Clínica Gaja – Tratamentos de Nutrologia em São Paulo

Evidências sobre a fome hedônica, dizem que comer emocional/comer estressado é um grande gatilho. Sob condições estressantes, muitos de nós apenas comemos para nos sentirmos melhor, sem sinais de fome do corpo.

E, a escolha mais comum da comida nesses casos, são de alto teor calórico, como doces e fast food. Esses alimentos ricos em sal, açúcar, gordura, ingredientes sintéticos, como MSG, tendem a ter sabores fortes e intensos.

Todos eles estão na categoria “hiperpalatável”, do tipo que é bom demais para largar, com um efeito mais forte no mecanismo de recompensa do cérebro, levando à liberação de hormônios como serotonina, endocanabinóides, opiáceos, dopamina que promovem sentimentos positivos de prazer e felicidade.

Isso pode desencadear problemas com o sobrepeso, possibilitando o desenvolvimento de diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, além de agravar distúrbios alimentares relacionados ao emocional do paciente.

Como combater a fome hedônica

Existem ações simples para evitar a fome hedônica e reduzir esse estímulo na sua rotina.

A principal iniciativa é a reeducação alimentar e uma organização adequada para suas refeições, desde horários a serem seguidos, até o que você escolhe para o seu prato.

Compreender quais alimentos hiperpalatáveis que dão esse gatilho para a fome hedônica é muito importante. Assim, você faz uma lista do que evitar no seu dia a dia. Lembre-se, planejamento e organização são essenciais.

Além disso, a prática de exercícios físicos regularmente auxilia no contorno a fome hedônica. Afinal, atividades físicas são ótimas fontes de estímulo aos mesmos hormônios da felicidade gerados pelos alimentos gordurosos e açucarados, e de quebra você mantém o peso em dia e promove o emagrecimento. Porém, se nada disso adiantar, existem algumas medicação especificas que podem de ajudar no controle desse comer pelo prazer, para isso busca sempre a ajuda do seu médico. 

Se você tem dificuldades para mudar de hábitos alimentares, lhe indico se cadastrar para receber meu ebook “Mudando de Hábitos em 21 Dias”. Onde dou dicas de como fomentar e criar hábitos saudáveis mais facilmente! Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!

Você sabe o que é fome hedônica?

Clínica gaja

Pensada e criada pela Dra. Gabriela, a Clínica Gaja surge com a principal intenção de, além de levar os melhores tratamentos da nutrologia, oferecer um espaço de acolhimento e compreensão das dores dos pacientes. A nossa ideia é mostrar que um atendimento humanizado e personalizado, é capaz de mudar as perspectivas das pessoas e permitir uma realidade com muito mais saúde.

Artigos Recentes

contato

Agora que você já conhece um pouco sobre a OBEPAR como podemos te ajudar? Clique no botão abaixo e agende sua consulta.

Condição Especial para consultas!
Entre em contato e saiba mais!