Muitas pessoas ainda confundem diferentes especialidades médicas nos tratamentos de perda de peso, principalmente quando pensam na prescrição de medicamentos para tal fim. Neste post, explico um pouco mais sobre quem pode prescrever medicamentos para emagrecer.
O que a nutrologia faz no tratamento de emagrecimento?
Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças.
A nutrologia também realiza diagnósticos, prevenções e tratamentos de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Junto a esses fatores, ainda ajuda na identificação de possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde.
Qual a função do nutricionista no tratamento de emagrecimento?
Nutricionista é um profissional de saúde graduado em nutrição. Ele faz orientações nutricionais e dietéticas, além de indicar suplementações, quando necessário.
Com isso, esse profissional pode auxiliar na prevenção de doenças, ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável.
As principais funções do nutricionista, portanto, são:
- Orientar e prescrever dietas individuais, respeitando a rotina do seu paciente e a sua necessidade de nutrientes;
- Auxiliar a alimentação do seu paciente, de acordo com suas preferências e metabolismo;
- Preparar cardápios para refeições completas;
- Controlar a qualidade dos produtos, o preparo dos alimentos e a higiene do processo.
Qual a função do endocrinologista no tratamento de emagrecimento?
A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais.
O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim como o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista.
O endocrinologista trata, por exemplo:
- obesidade;
- excesso de pelos;
- distúrbios da puberdade;
- distúrbios da menstruação;
- tireoide;
- diabetes;
- colesterol;
- andropausa;
- osteoporose;
- colesterol;
- doenças da hipófise;
- reposição hormonal da menopausa.
Quais as diferenças entre a nutrologia e a endocrinologia no tratamento de emagrecimento?
Apesar das doenças tratadas por ambas especialidades serem as mesmas, a abordagem pelos profissionais é diferente no tratamento de emagrecimento.
Enquanto a endocrinologia olha para a produção hormonal e busca repor ou tratar essa disfunção, a nutrologia concentra-se nos hábitos do paciente, buscando uma ligação entre eles com os problemas hormonais.
Assim, em vez de suplementação ou medicamentos para correção hormonal, o especialista em nutrologia procura um tratamento para emagrecer mais permanente, sem dependência de medicação – apesar desta não ser descartada.
As especialidades podem, também, se complementar. Em resumo, qualquer médico, independente da especialidade mas que entenda sobre a fisiopatologia do emagrecimento e de como funcionam as medicações que temos aprovadas hoje para tratamento da obesidade no Brasil, podem fazer a prescrição. Desde que saibam o que estão fazendo.
Se você busca por uma profissional de confiança no ramo da nutrologia, te convido a baixar gratuitamente meu ebook, “Conheça a Dra. Gabriela Jacondino: Nutrologia em São Paulo”, onde falo sobre mim, minha trajetória e como posso te ajudar!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!