Por que problemas com a tireoide podem prejudicar seu emagrecimento? – 25/05 – Dia Internacional da Tireoide

Você já ouviu falar que problemas da tireoide podem prejudicar o seu emagrecimento, mas será que isso é verdade? Siga lendo para descobrir!

O que é tireoide e qual sua influência no emagrecimento?

Tireoide é nome dado a glândula em formato de borboleta que fica localizada na parte da frente do pescoço, abaixo da laringe.

Os hormônios liberados por ela, são o triiodotironina – T3 e a tiroxina – T4, que trabalham na regulação do modo como o corpo usa a energia e atuam controlando diversas funções, como os nossos batimentos cardíacos.

Em outras palavras, a tireoide atua diretamente no nosso metabolismo e, consequentemente, no emagrecimento!

Quando há hipotireoidismo, por exemplo, acontece uma redução na produção desses hormônios na tireoide, assim, as funções naturais do corpo começam a desacelerar e pode ocorrer ganho de peso se não for tratado.

Por isso se diz que o hipotireoidismo engorda.

O que causa o hipotireoidismo e quais seus sintomas?

A doença de Hashimoto, ou da tireoide, que causa o hipotireoidismo, trata-se de uma doença autoimune.

Espera-se que a imunidade proteja nossas células de invasores, como bactérias, vírus e outros microrganismos. No entanto, quando o organismo confunde as células do corpo com células invasoras, desenvolve-se o que chamamos de resposta autoimune.

É o caso da doença de Hashimoto, em que o organismo ataca as células da tireoide, a produção de seus hormônios fica reduzida e instaura-se um quadro de hipotireoidismo. Porém, existem ainda outros fatores que pode gerar o hipotireoidismo, como:

• Tratamento com iodo radioativo;
  • Determinados remédios;
  • Retirada cirúrgica da glândula tireoide;
  • Estresse;
  • Infecções;
  • Hábito de fumar;
  • Envelhecimento.

Além de dificuldade no emagrecimento e até ganho de peso, existem ainda outros sintomas que valem prestar a atenção. Por exemplo:

• mãos e pés frios;
  • cansaço;
  • altos níveis sanguíneos de colesterol;
  • dores musculares;
  • depressão;
  • constipação;
  • deficiências cognitivas (como esquecimento, reflexo retardado).

Como já citado, apesar de que o hipotireoidismo causa ganho de peso em alguns casos, não é possível afirmar quantos quilos uma pessoa que convive com esse problema irá ganhar, pois cada pessoa responde de uma maneira diferente. Em alguns casos, o peso pode até ficar estável.

Quanto mais cedo o tratamento inicia-se, mais fácil será controlar o peso e conquistar um emagrecimento saudável.

Como é o tratamento do hipotireoidismo para se recuperar o emagrecimento?

É necessária uma avaliação médica para iniciar o tratamento do hipotireoidismo, que consiste na reposição dos hormônios tireoidianos.

No tratamento, ainda, a alimentação saudável também pode contribuir, pois nutrientes como o iodo e também o selênio são muito importantes para a saúde dessa glândula.

Precisa de ajuda para conquistar um emagrecimento saudável, atendendo às suas necessidades? Então entre em contato aqui pelo site e agende sua consulta comigo!