Injeção para tratamento de obesidade? É isso mesmo, agora pacientes que sofrem de obesidade tem uma novidade no tratamento da doença, que pode auxiliar na recuperação do seu bem-estar e qualidade de vida.
Falo aqui, então, do medicamento semaglutida, ou, também conhecida como Wegovy (nome comercial), de 2,4mg. Se trata de um medicamento injetável, de frequência semanal, que agora, com a liberação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode ser utilizado no tratamento da obesidade.
Anteriormente, a semaglutida era primordialmente aplicada no tratamento da diabetes e usada no tratamento da obesidade sem orientação na bula.
A aprovação do Wegovy para o tratamento da obesidade, pela farmacêutica responsável, se deu mediante estudos clínicos realizados em mais de 4.500 pessoas no mundo.
Principais resultados das pesquisas para o uso da semaglutida no tratamento da obesidade:
- Pacientes com obesidade, que utilizaram o medicamento, conseguiram uma perda de peso corporal média de 17%, em 68 semanas (pouco mais de um ano), contra 2,4% do grupo de controle.
- Além disso, um em cada três pacientes com obesidade perdeu 20% de seu peso corporal.
- 83,5% dos pacientes com obesidade alcançaram uma redução de peso de 5% ou mais com a utilização da semaglutida 2,4 mg contra 31,1% do grupo placebo.
- Houve ainda a melhora dos índices cardiometabólicos, como a redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada (exame que mede o índice de glicemia no sangue), triglicérides e da pressão arterial, característicos da obesidade.
Como funciona o tratamento da obesidade com o semaglutida?
A semaglutida induz a perda de peso do paciente com obesidade, reduz a fome e aumenta a sensação de saciedade. Contribuindo para que a pessoa coma menos e, consequentemente, reduza a ingestão calórica.
O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Ozempic (semaglutida), já aprovado no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2 e agora, podendo ser aproveitado no tratamento da obesidade.
A semaglutida para tratamento da obesidade, é indicada para
- É indicado para adultos, com obesidade, que apresentem IMC (Índice de Massa Corporal) inicial maior ou igual a 30 kg/m² (obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m² (excesso de peso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada com o peso, como hipertensão ou diabetes.
- O tratamento é recomendado para pacientes que não tiverem resultados com outros medicamentos para tratar a obesidade. É indicado, em paralelo à redução de calorias e aumento da atividade física.
- Este medicamento não deve ser utilizado sem orientação médica devida!
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações da semaglutida no tratamento da obesidade
Durante ensaios clínicos da semaglutida no tratamento da obesidade, o medicamento apresentou eventos colaterais leves e transitórios. Os mais comuns foram problemas gastrointestinais, como: náuseas, diarreia, vômitos, constipação e dores abdominais.
A semaglutida, no tratamento da obesidade, não deve ser utilizada com outros produtos que contenham a mesma substância ou com a liraglutida. Por exemplo, indicada para tratamento do diabetes tipo 2.
Não é recomendado para grávidas ou pessoas que estejam amamentando. E deve ser descontinuado pelo menos dois meses antes de uma gravidez planejada, no caso de pacientes com obesidade.
Segundo a farmacêutica, ainda não há uma data definida para que ele chegue ao mercado brasileiro para ser utilizado no tratamento da obesidade.
Gostou dessa novidade e deseja saber se há outras opções para o tratamento da obesidade. Agende sua consulta pelo site ou clique em SAIBA MAIS e deixe-me ajudar!