Muitas pessoas ainda confundem emagrecer com o ganho de massa muscular, mesmo ambas terem ligação com a adoção de dietas mais saudáveis e hábitos de vida mais positivos. Ainda contam com suas diferenças. Por isso, neste post explico a seguinte questão: Ganho de massa e emagrecimento: qual a diferença entre os dois tratamentos?
Qual é o objetivo do tratamento de ganho de massa?
O tratamento de ganho de massa é baseado em superavit calórico, ou seja, precisa comer mais calorias que o corpo gasta para que aconteça a recuperação muscular com consequente hipertrofia.
Não é uma regra, mas esses pacientes, às vezes quem emagreceu por meios clínicos, ou até mesmo cirurgia bariátrica, procuram o tratamento para aumentar a massa muscular e potencializar os resultados de seus treinos.
Outro público muito comum também são atletas que querem melhorar seus resultados e se fortalecer.
Avaliando, portanto, as necessidades e expectativas de cada paciente, é elaborado um plano alimentar e atividades físicas bem orientadas com o fim de aumentar a massa muscular.
Isso se dá por uma prescrição de refeições com maior presença de proteínas. Por exemplo, suplementação e alteração na intensidade ou no tipo de atividades físicas realizadas.
Quais os objetivos do tratamento de emagrecimento?
Por outro lado, o tratamento de emagrecimento é muito visado por pessoas que necessitam conquistar um melhor controle do seu peso corporal.
Geralmente, são pessoas que estão acima do peso, contam com uma rotina sedentária e má alimentação. Ou então sofrem de algum tipo de doença metabólica que dificulte a perda de peso.
O ganho de massa se baseia em deficit calórico, ou seja, para emagrecer paciente precisa comer menos calorias do que seu corpo gasta.
Neste caso, o cálculo proteico precisa ser feito de maneira que o paciente mantenha massa muscular e perca somente gorduras. Portanto fica mais difícil emagrecer e aumentar músculos aos mesmo tempo.
Isso pode acontecer, mas vai depender da genética, dos treinos e da quantidade de proteínas ingeridas.
Sendo assim, é realizado um trabalho de reeducação do paciente, tratando possíveis problemas metabólicos que o impeçam de perder peso. E ajustar soluções alimentares e ações que promovam o controle do peso e com isso, melhora da qualidade de vida.
Se você está na fase de querer conquistar mais massa muscular, posso te ajudar com um material completo em meu ebook, “Passos simples para aumentar massa muscular”. Cadastre-se para baixá-lo gratuitamente!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!