Dormir mal dificulta o emagrecimento? Essa é uma pergunta que com certeza você já deve ter feito ao longo de sua vida. Afinal, muito se fala nos benefícios de boas noites de sono na nossa saúde, inclusive quando estamos acordados.
Para se ter uma ideia, dados recentes mostram que a insônia atinge 40% dos brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), e 53,8% da população está acima do peso, segundo a Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Coincidência?
Muito bem, se os números não te convencem, pense nisso que especialistas na área afirmam: privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono.
Em outras palavras, dormir mal dificulta o emagrecimento, sim. Isso se dá, pois quebramos o nosso ciclo biológico, como dormir menos do que 7 ou mais do que 9 horas por dia, trocar a noite pelo dia, cochilar durante o dia, ter hábitos noturnos prejudicam a nossa saúde e tentativas de emagrecer.
Dormir mal dificulta o emagrecimento e impacta o ritmo do corpo
Bem, você já sabe que dormir mal dificulta o emagrecimento, agora, que ciclo ou ritmo do organismo é quebrado, e por que esse fator é tão importante?
O sono costuma obedecer a ritmos biológicos do corpo. Isso quer dizer que ele sofre influência da luz, da nossa temperatura corporal e da liberação hormonal. Tudo isso se organiza em um ciclo biológico conhecido como ritmo circadiano. Quebrar esse ciclo impacta no funcionamento do organismo.
Dormir mal dificulta o emagrecimento e implica no mau funcionamento do mecanismo de fome e saciedade, controlado por uma série de hormônios. Ao ter um sono ruim, a liberação desses hormônios sofre alteração e aumenta a fome.
Além de outras alterações, a privação de sono gasta mais energia. Por isso, o organismo acaba demandando maior recomposição desse gasto energético.
Dormir mal dificulta o emagrecimento e faz surgir um ciclo vicioso
Os dois mais frequentes distúrbios de qualidade de sono encontrados em pacientes com sobrepeso são o ronco e a apneia, aumentando as chances de obesidade. Por isso, dormir mal tem relação com outros problemas de saúde.
A apneia induz o estresse crônico, porque toda vez que o indivíduo acorda sem ar, a pressão e a frequência disparam. Isso se repete tantas vezes que desequilibra muito o corpo.
Parte da culpa das pessoas sofrerem cada vez mais com distúrbios de sono, fica por conta da nossa vida moderna. Atualmente lidamos com diversos “ladrões de sono” como computadores, celulares, tablets e outros dispositivos que nos mantêm acordados por mais tempo.
Como é possível solucionar a questão: “dormir mal dificulta o emagrecimento”?
A princípio, o ideal é refletir sobre sua rotina de vida. Se você está tentando emagrecer, mas dorme pouco e ao longo do dia tem hábitos alimentares ruins, se sente cansado o tempo todo, evita fazer atividades físicas, a mudança começa por você.
Notando isso, e ainda assim sente dificuldades para colocar em prática exercícios e uma dieta equilibrada, a recomendação é procurar por ajuda profissional para auxiliá-lo a driblar essa questão.
Nutrólogos são especialistas, formados em Medicina, e que tem aptidão para identificar problemas metabólicos, além de relações desses problemas com os comportamentos diários dos pacientes. Assim você tem acesso a uma melhor organização da sua rotina, junto a uma reeducação alimentar e orientação a atividades físicas que respeitem a sua fisiologia e necessidades.
Sendo assim, deixo aqui o convite para você conhecer as possibilidades que tenho a te oferecer, para acessar um dia a dia mais saudável e conquistar suas metas!
Entre em contato pelos canais de comunicação aqui no site e agende sua consulta ou acesse o SAIBA MAIS, esperamos ansiosamente sua visita!