Como o nutrólogo ajuda no combate ao câncer – 27/11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer

Como o nutrólogo ajuda no combate ao câncer é uma importante questão a ser desdobrada, a fim de demonstrar a importância da nutrição durante o tratamento oncológico.

O câncer é uma doença complexa e que necessita de um acompanhamento multidisciplinar de diferentes áreas da saúde. O nutrólogo ajuda no combate ao câncer, observando possíveis deficiências nutricionais, dificuldades do paciente ao se alimentar e também no preparo pré-operatório do paciente.

A seguir, você irá compreender melhor qual é a atuação do nutrólogo no combate ao câncer, e como ele ajuda o paciente a aliviar os sintomas da doença e do tratamento,  por meio de uma alimentação de qualidade. Confira!

Qual a importância do nutrólogo no tratamento oncológico?

Como dito anteriormente, câncer é uma doença que exige uma abordagem multidisciplinar e o nutrólogo tem como principal função avaliar se esse paciente corre risco nutricional ou não.

Então, juntamente a outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, enfermeiros e outras especialidades médicas, o nutrólogo realiza essa avaliação aprofundada, a fim de obter um olhar mais contextualizado, no intuito de garantir um melhor aporte nutricional ao longo do tratamento.

Conforme a região em que se encontra o tumor, gravidade da doença e quadro de saúde do paciente, as terapias oncológicas, como a quimioterapia, por exemplo, podem causar efeitos colaterais como a falta de apetite. Então, o nutrólogo traz cuidados nutricionais adequados, permitindo ao paciente manter uma boa condição física e mental, dando continuidade ao tratamento.

Como a atuação do nutrólogo influencia na resposta aos tratamentos?

Como citado anteriormente, a atenção à saúde nutricional do paciente oncológico, permite maior alívio dos sintomas, bem como dos efeitos colaterais dos tratamentos realizados.

Portanto, atente-se a dieta e educação alimentar. Essa é uma das melhores maneiras de minimizar os efeitos que contribuem para o agravamento da doença.

Essas conquistas no alívio do paciente, vem de ações simples como incentivo à alimentação, por meio do fracionamento das refeições, várias vezes ao dia. Com essa técnica, já é possível promover um alto ganho nutricional ao paciente, evitando desnutrição, desidratação e até mesmo a interrupção do tratamento.

Como o nutrólogo consegue auxiliar o paciente com câncer?

O nutrólogo, portanto, auxilia o paciente em diferentes fatores: alívio de efeitos colaterais e sintomas; pré-operatório; prevenção a desnutrição.

Além do mais, o nutrólogo estimula a conscientização de hábitos de vida mais saudáveis  que o paciente pode levar para toda sua vida. Ainda o profissional nutrólogo pode prescrever medicamentos, a fim de tratar alguma doença ou distúrbios que surgem paralelamente.

Quais as diferenças entre nutrólogo e nutricionista no tratamento oncológico?

O nutrólogo se forma em Medicina, sendo ele responsável por diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças relacionadas á falta ou excesso de nutrientes.

Já o nutricionista, forma-se no curso de Nutrição e, mediante o diagnóstico prévio da doença, orienta o paciente na aplicação de uma dieta individualizada. Ambas as profissões são importantes e se completam.

Em conjunto, nutrólogo e nutricionista abarcam todas as necessidades nutricionais do paciente, avaliando quando há algum tipo de deficiência ou desvio dos cuidados estabelecidos.

Ainda, o nutrólogo consegue identificar doenças que acompanham paralelamente às alterações no organismo do paciente, e consegue prescrever medicamentos ou realizar tratamentos para solucioná-las.

Nutrólogo e nutricionista trabalham para garantir uma boa nutrição ao paciente, bem como aliviar sintomas e efeitos colaterais na saúde do indivíduo.

Precisa de ajuda de um nutrólogo? Entre em contato conosco e agende sua consulta!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_4-5.jpg