Para começar a mudar sua rotina e implementar atividades físicas, você precisa ter duas coisas em mente: espaço e programação. Pensando nisso, separei atividades físicas para realizar diariamente e que são de fácil encaixe no seu dia a dia.
Não é segredo para ninguém o enorme benefício que se manter em movimento traz a nossa saúde, mas, ainda têm muita gente que torce o nariz e dá inúmeras desculpas para nutrir um estilo de vida sedentário.
Por isso que trouxe aqui, uma listinha de atividades que você pode fazer em casa, ou ao ar livre, que vão acabar com suas desculpinhas e trazer muito bem-estar e qualidade de vida. Confira!
Atividades físicas para fazer em casa
1. Subir e descer escadas
Subir escadas é um ótimo exercício cardiovascular e de fortalecimento para o joelho.
Cuidado ao descer as escadas para começar uma nova série, já que a descida pode forçar o joelho. Se você mora em um prédio, use as escadas de emergência para subir e testar os limites do seu fôlego, mas prefira descer de elevador, preservando suas articulações.
Lembre-se de sempre alongar bem as articulações antes de iniciar suas atividades!
2. Ande enquanto conversa ao telefone
Falar ao telefone pode render um ótimo exercício para fazer em casa.
Enquanto conversa, comece a andar por aí! Às vezes, sentimos aquela necessidade de nos locomovermos enquanto conversamos ao celular, por exemplo, e podemos usar isso a nosso favor, subindo e descendo as escadas de casa, perambulando pelo maior quarto ou caminhando pelos cômodos.
3. Faça sua própria balada consigo mesmo
Escolha três músicas entre três a quatro minutos cada e que sempre te fazem mexer o esqueleto. Será um ótimo exercício para fazer em casa!
Coloque-as para tocar e dance, ou simplesmente se mexa ao ritmo delas. É possível fazer o exercício no seu quarto, na cozinha, ou você pode colocar os fones de ouvido e dançar no seu quintal.
Exercícios para fazer fora de casa
1. Caminhe (sozinho, com o cachorro, chame amigos, etc.)
Ficar muito tempo sentado, seja no trabalho, na escola ou assistindo televisão, pode causar problemas musculares e nas articulações.
O simples ato de sair para caminhar com o seu cachorro já é de grande ajuda. Com certeza o seu companheirinho vai ficar muito contente com essa atitude também.
Caminhar sozinho também conta e você pode aproveitar para conhecer novos parques e pessoas, além de explorar o seu bairro.
2. Saia para uma corridinha
Quando tiver uma pausa durante o seu expediente de trabalho, correr por dez minutinhos com sapatos confortáveis não fará com que você transpire muito ou bagunce o seu cabelo.
É possível fazer isso no seu horário de almoço, por exemplo. Mas, se não quer arriscar voltar ofegante ou suado, corra antes de ir trabalhar e/ou depois que voltar, o banho refrescante depois irá compensar o exercício.
3. Tire as teias de aranha da bicicleta
Pedalar para se locomover ou por diversão traz inúmeros benefícios, não só à saúde, mas também ao meio ambiente.
Dez minutos andando de bicicleta farão uma grande diferença no seu condicionamento físico, ajudando também sua saúde mental.
Tem dificuldades para adicionar novos hábitos na sua rotina? Não se preocupe, eu posso te ajudar com o meu ebook “Mudando de hábitos em 21 dias”. Você pode se cadastrar aqui no site para recebê-lo gratuitamente! Acesse o LINK e me acompanhe no Instagram!