Sua rotina se assemelha a essa que descrevemos a seguir? Leia e pense bem na resposta, caso se você identifique, é possível que você tenha uma rotina sedentária e é ela que está prejudicando a sua saúde!
Isso porque quem conta com uma rotina sedentária, promove alterações no funcionamento do organismo, limitando diversos aspectos de suas atividades diárias.
Alimentar uma rotina sedentária, portanto, envolve uma má alimentação, ausência de atividades físicas, e sintomas que demonstram falta de energia, noites mal dormidas, autoestima reduzida, além de problemas psicológicos que podem desencadear compulsões.
Sendo assim, leia com atenção como é a rotina sedentária de alguém que atende a todos esses requisitos!
Manhã de uma rotina sedentária
Durante a semana, quem tem uma rotina sedentária, acorda, não toma café, levanta da cama com aquela sensação de cansaço, mesmo tendo dormido a noite toda.
Vai para o trabalho, e lá também segue uma rotina sedentária. Sente que vai “desmaiar” de exaustão a qualquer momento; primeira parada para um lanchinho, geralmente uma bolacha salgada, doce, ou qualquer petisco a mão.
Almoçando numa rotina sedentária
Hora do intervalo! Quando vai se servir, a pessoa com uma rotina sedentária prefere grandes quantidades de carboidratos, comidas processadas, zero fibras, zero legumes, verduras e qualquer coisa verde. Porque segundo sua filosofia, numa rotina sedentária “essas coisas não tem sustância“; refeição toda comendo enquanto passa pelas redes sociais no celular.
Como é o período da tarde numa rotina sedentária?
A pessoa com a rotina sedentária, trabalha o dia todo sentado, se levantando pouquíssimas vezes, e sempre aproveita para pegar um docinho, biscoito ou qualquer coisa fácil e gostosa que vai acalmar a ansiedade e nervosismo com a rotina. Hidratação? Simplesmente não tem espaço na rotina sedentária. Acha besteira esse negócio de beber água o tempo todo. Café já não é feito de água?
Assim é a noite de quem tem uma rotina sedentária
Chega em casa ainda mais exausto. E para finalizar o dia numa rotina sedentária, deixa a televisão ligada e vai “preparar” alguma coisa. Com preparar quero dizer: comida de micro-ondas, pedir um delivery de pizza, hambúrguer, ou algo do gênero.
Aproveita também e tira um refrigerante ou uma cerveja para descansar do longo dia de sua rotina sedentária. Come assistindo TV, vai para a cama, mas não dorme por nada nesse mundo.
Após se revirar por horas na cama, sentindo até o estômago reclamar e doer um pouco, pega no sono, mas por poucas horas, logo o despertador toca novamente e toda a rotina sedentária começa de novo.
Por que essa rotina sedentária ou algo semelhante a ela é preocupante?
Perceba o padrão nessa descrição de rotina sedentária: alimentação nada saudável; não há variação entre os alimentos; sempre a primeira opção é a mais rápida e mais gordurosa, ou açucarada; horas inteiras de corpo inativo, seja trabalhando, ou em casa; ausência total de atividades físicas.
Isso, nada mais é, do que uma rotina sedentária. E se você se identificou com ela, sinto muito dizer, mas a probabilidade de você desenvolver uma lista de problemas é grande. Para citar algumas:
- Doenças cardiovasculares;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Atrofia muscular;
- Transtornos emocionais;
- Insônia;
- Hipertensão arterial;
- Maiores riscos de sofrer de Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Entre outros.
Como mudar minha rotina sedentária?
Para se prevenir contra a aparição desses problemas de saúde, a melhor opção é modificar seus hábitos de vida e mandar embora a rotina sedentária.
Por exemplo, mudar o doce ou biscoito do trabalho por uma fruta, ou cereal e colocar mais variedades de alimentos no prato são ótimas dicas, além de consumir mais alimentos ricos em fibras.
A hidratação também ajuda a proteger o corpo de quem tem uma rotina sedentária, o indicado é que se beba 35ml/kg de peso corporal.
E, claro, não poderia faltar a adoção de práticas de exercícios. É importante fazer qualquer tipo de atividade física, de preferência algo que goste, no mínimo 3 vezes por semana. Essas são orientações de ouro para você obter qualidade de vida e se livrar de uma rotina sedentária!
Caso você sinta dificuldades, é possível procurar ajuda especializada. Consultar um nutrólogo te auxilia a visualizar suas possibilidades e aprender as melhores formas de organizar o seu dia para encaixar práticas mais saudáveis, seja na alimentação ou com atividades físicas, modificando a lógica de uma rotina sedentária.
O conteúdo foi útil para você? Então acesse o link e SAIBA MAIS!