A diabetes se relaciona diretamente com nossos hábitos alimentares, seja na qualidade, quanto na quantidade. Sendo assim, para ajudá-lo a ter uma alimentação mais consciente, separei 3 tipos de alimentos que representam um fator de risco ao desenvolvimento de diabetes.
1. Doces elevam o risco de diabetes
Um grupo prioritário de atenção para manter um controle na sua rotina alimentar, são os doces.
Principalmente os industrializados, que contam com altos índices glicêmicos, representando um fator elevado de riscos para o desenvolvimento de diabetes se consumidos em grandes quantidades.
Prefira sempre por opções mais naturais (frutas e sucos integrais) e evite o excesso em outras como: refrigerantes, chocolates (exceto os amargos), geleias, sucos adoçados e o próprio açúcar que adicionamos aos alimentos.
2. Junk foods, em excesso, são um risco para a diabetes
Carboidratos são fontes indispensáveis de energia e não podem ser eliminados do cardápio. Mas quando em excesso, junto a gordura saturada e frituras, por exemplo, elevam os riscos de desenvolvimento de diabetes.
Assim, o segredo está em buscar substituir, sempre que possível, carboidratos simples pelos complexos (ou integrais), reduzir a quantidade e frequência do consumo de fast foods, como também de frituras.
O açúcar desses alimentos é absorvido mais lentamente pelo organismo, o que evita grandes picos glicêmicos.
3. O consumo de álcool também é fator de risco para a diabetes
Bebidas alcoólicas são altamente calóricas e, quando ingeridas em abundância e muita frequência, resultam em graves problemas ao metabolismo do indivíduo.
Uma das principais consequências é o impacto negativo sobre a saúde do fígado, tendo suas funções limitadas pelas lesões geradas devido à presença em excesso de álcool.
Essas lesões prejudicam seu funcionamento dentro da digestão, provocando um acréscimo de gordura e de açúcar no sangue.
Como prevenir a diabetes?
Para a prevenção da diabetes, o ideal é buscar um planejamento alimentar equilibrado, que abarque todos os componentes nutricionais necessários para manter seu organismo funcionando adequadamente.
Nesse caso, não são excluídos nenhum grupo alimentar, o que é feito é uma organização de suas refeições em termos de quantidades, qualidade dos alimentos e de seus horários de refeições.
Existem profissionais que podem te auxiliar nessa forma de planejamento, realizando um acompanhamento completo, com exames e avaliações a fim de identificar e corrigir possíveis deficiências nutricionais.
Se identificou? Então agende sua consulta aqui, pelo site mesmo, e venha saber como podemos te ajudar a conquistar um estilo de vida mais saudável e equilibrado!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!