O jejum intermitente é um estilo de vida no qual se faz períodos de jejum prolongados, que podem variar entre 16 e 24 horas. A fim de trazer uma maior clareza sobre essa forma de jejum, trouxe neste artigo, 5 motivos para você praticar o jejum intermitente.
Lembrando que, essa forma de estilo de vida, é muito recomendada para pessoas saudáveis e, por isso, é recomendado que seja feito sempre com a orientação de um médico ou nutricionista, para avaliar o melhor tipo de jejum intermitente, conforme o objetivo e a tolerância de cada pessoa.
Mas vamos às vantagens do jejum intermitente? Siga lendo para saber como esse método auxilia no seu emagrecimento!
1. Regula os níveis de colesterol e triglicerídeos
Como a alimentação feita antes e após o jejum deve ser pobre em açúcar e gordura, além de rica em fibras, o jejum intermitente favorece a eliminação do excesso de gordura, melhorando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
2. Jejum intermitente promove um melhor funcionamento do metabolismo
Ao contrário da crença de que o jejum pode desacelerar o metabolismo, isto só acontece em casos de jejuns acima de 48h.
Contudo, no jejum intermitente controlado, a menor ingestão de calorias diminui os níveis de glicose e insulina no sangue. Isto obriga o organismo a usar as células de gordura do corpo, que fornecem muita energia e aumentam o metabolismo.
Também é possível dizer que o jejum intermitente auxilia na prevenção a diabetes.
3. O jejum intermitente ajuda a prevenir pressão alta
O jejum intermitente diminui os níveis de gordura ruim (o LDL) e aumenta os de gordura boa (o HDL), facilitando a circulação de sangue e prevenindo a pressão alta.
Doença essa causada pelo acúmulo de gordura no organismo, principalmente em veias e artérias, que bloqueiam a passagem do sangue, sobrecarregando o coração.
4. É possível prevenir a diabetes com o jejum intermitente
O jejum intermitente, associado ao baixo consumo de açúcar na dieta, ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, como já citado anteriormente, prevenindo a diabetes.
A diabetes ocorre com a redução ou insuficiência na capacidade da insulina de manter os níveis de glicose no sangue controlados. A dieta com jejum intermitente, auxilia no equilíbrio da presença de ambas as substâncias.
5. Jejum intermitente promove o emagrecimento saudável
Ficar pelo menos 16 horas sem comer diminui os níveis do hormônio insulina no sangue, além de estimular o organismo a usar as reservas de açúcar e as células de gordura, contribuindo diretamente para o emagrecimento.
Além disso, colabora no maior gasto calórico com o estímulo ao trabalho do metabolismo de forma geral.
Mas, não esqueça, o jejum intermitente sofre variações conforme as necessidades e o quadro de saúde de cada paciente.
Sendo assim, se você deseja realizar um tipo de jejum intermitente, sempre busque orientação médica adequada de nutricionistas, nutrólogos e outras especialidades para avaliar tanto a necessidade e quais são as escolhas mais interessantes para o seu caso.
Precisa de ajuda para mudar seus hábitos de vida? Tenho dicas incríveis no meu ebook “Mudando de Hábitos em 21 Dias”, onde explico como é possível adotar atitudes mais saudáveis e positivas para o seu dia a dia em pouco tempo!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!