Mesmo sendo um assunto muito comentado, muitas pessoas não têm a consciência de quão importante é manter um peso corporal adequado, junto a hábitos saudáveis de vida. Por isso, resolvi separar neste post, 6 doenças que você previne quando emagrece.
Siga lendo para descobrir quais doenças você consegue prevenir mudando de atitude e emagrecendo!
1. AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Essa doença acontece quando o fluxo de sangue fica retido em uma parte do cérebro. Ela pode ocorrer após o rompimento de um vaso sanguíneo ou caso um coágulo obstrua algum desses vasos.
É importante ressaltar que os acidentes cerebrovasculares são uma das causas de morte mais frequentes no país.
Se você quer reduzir as chances de ter um AVC, a prática regular de atividade física e alimentação saudável conseguem te ajudar a diminuir o índice desse acidente, ao diminuir os depósitos de gordura que podem obstruir a circulação do sangue.
2. Câncer
Tabagismo, alcoolismo e até obesidade, são diversos os fatores que aumentam a taxa de câncer entre jovens, adultos e idosos ao redor do mundo.
Em um estudo realizado pela USP em 2017, foi constatado que a redução de câncer colorretal (CCR) se deu pelo equilíbrio na alimentação, contudo, o aumento entre a população jovem ocorreu pelos vícios anteriormente citados.
Ao reduzir o seu peso, reduz-se também o acúmulo de gordura no organismo que, quando em excesso, provoca inflamações que permitem o desenvolvimento de células cancerígenas.
Veja o vídeo da Dra. Gabriela falando sobre emagrecimento: https://youtu.be/gz2ltZAVP98
3. Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é uma das formas mais comuns da diabetes. Para se ter ideia, no Brasil, aproximadamente 7% da população possui algum tipo de diabetes, o que, em números, gira em torno de 13 milhões de brasileiros com essa doença.
No caso da diabetes tipo 2, as causas estão diretamente ligadas ao sedentarismo, pressão alta, sobrepeso e hábitos alimentares inadequados.
E para controlar o problema, a prática regular de atividade física e melhora nos hábitos alimentares é o que pode ajudar.
4. Doenças mentais
Ao colocar em prática uma reeducação alimentar, junto a realização de atividades físicas regularmente, não somente sua saúde física sai ganhando.
Isso porque, ao adotar hábitos de vida mais saudáveis como os citados anteriormente, o seu corpo acaba reencontrando o equilíbrio do seu funcionamento.
Por consequência, há uma alteração hormonal benéfica, em que se é potencializada a produção de hormônios ligados ao bem-estar e prazer, favorecendo o melhor controle das suas emoções, reduzindo estresse e ansiedade, por exemplo.
5. Esteatose hepática
Maus hábitos alimentares, somados ao sedentarismo, podem provocar um grave problema no fígado chamado esteatose hepática, ou, gordura no fígado.
Essa gordura, ao se acúmulo no órgão, começa a gerar inflamações crônicas, que levam a lesões no tecido hepático. Com isso, as funções do fígado tornam-se cada vez mais limitantes, prejudicando o metabolismo e a produção de hormônios essenciais ao corpo humano.
A melhor forma de se prevenir contra esse problema, ao ponto de agravá-lo, podendo se tornar uma cirrose não-alcoólica e até câncer de fígado, é por meio do acompanhamento médico e a mudança de hábitos, promovendo um melhor controle de peso.
6. Hipertensão arterial
Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é caracterizada pelo aumento anormal (e por longo tempo) da pressão.
Desde 1989, a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Internacional de Hipertensão incluem a recomendação de realizar atividades físicas como uma das medidas médicas destinadas a melhorar a hipertensão arterial.
Vale lembrar que a pressão alta é a doença que surge e se agrava pelo excesso de sal e gordura na comida, sendo assim, uma das medidas para prevenir a pressão arterial é controle do consumo de sódio e uma reeducação alimentar do paciente.
Deseja mudar de hábitos de vida mas não sabe como? Então cadastre-se para receber o meu ebook, “Mudando de Hábitos em 21 dias”. Você vai se surpreender com as mudanças que você pode conquistar em pouco tempo!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!