Muito álcool na sua rotina pode causar esses problemas: dificuldades no sistema digestivo, doenças inflamatórias, alterações nos níveis de açúcar no sangue e muito mais.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool contribui para três milhões de mortes todos os anos no planeta, além de prejudicar a saúde de milhões de pessoas.
De forma geral, o alcoolismo responde por 5,1% dos problemas relacionados à saúde globalmente, sendo que entre homens o índice é de 7,1% e para mulheres 2,2%. Além disso, o álcool é o principal fator de risco para a mortalidade prematura em pessoas de 15 a 49 anos, respondendo por 10% das mortes nesta faixa etária.
Diante dessa realidade, é essencial nos conscientizarmos ainda mais sobre os perigos do consumo excessivo de álcool em nossas vidas, a fim de tomarmos medidas importantes para melhor defender a nossa saúde.
Pensando nisso, elaborei essa lista com alguns dos principais problemas que o consumo em excesso de álcool pode causar na sua qualidade de vida, confira!
O consumo de álcool em excesso pode causar problemas no trato digestivo e em glândulas endócrinas
Beber álcool em excesso pode causar uma ativação anormal das enzimas produzidas pelo pâncreas.
O aumento desenfreado da produção destas enzimas pode causar a inflamação do órgão, conhecida como pancreatite, e, sintomas agudos e crônicos, inclusive com risco de vida.
Além disso, a alta quantidade de álcool pode danificar os tecidos de todo o trato digestivo, como estômago e intestino, e prejudicar a digestão, dificultando a absorção de nutrientes e vitaminas. Como consequência, levando a problemas como desnutrição, formação de úlceras e hemorroidas.
Doenças inflamatórias decorrentes do consumo de álcool
O fígado é um órgão que ajuda a eliminar substâncias prejudiciais ao organismo, incluindo o álcool.
O consumo prolongado de álcool pode interferir neste processo. O alcoolismo também aumenta os riscos de inflamações e doenças neste órgão.
A marca deixada cronicamente por estas inflamações é irreversível e conhecida como cirrose. Quanto mais danificado ele estiver pela ingestão de álcool, mais prejudicada estará a sua capacidade de desempenhar suas funções. Além de levar a um aumento de risco de câncer no tecido afetado.
Sistema nervoso e psicológico também são afetados pelo álcool
Uma das formas mais fáceis de entender o impacto do álcool no organismo é compreender os efeitos da bebida no sistema nervoso central.
Conforme o álcool causa mais danos ao sistema nervoso central, a pessoa pode manifestar sensações de dormência e formigamento nos membros. Beber também dificulta a capacidade do cérebro em criar memórias de longo prazo, reduzindo a capacidade da pessoa em fazer escolhas racionais.
Com o tempo, o excesso de álcool causa dano no lobo frontal, área do cérebro responsável pelo controle emocional, memória de curto prazo e capacidade de julgamento. O uso crônico e desmedido de álcool também pode causar danos permanentes no cérebro.
No lado psicológico, pessoas que bebem bastante podem desenvolver uma dependência física e emocional ao álcool.
Em casos de alcoolismo, a parada da ingestão leva a abstinência, que se manifesta com sintomas que incluem ansiedade, nervosismo, náuseas, tremores pelo corpo, elevação da pressão arterial, arritmia cardíaca e sudorese. Convulsões, alucinações e delírio também podem ocorrer em alguns casos.
A ingestão desmedida de álcool pode causar problemas de circulação
O álcool também afeta o coração e os vasos sanguíneos. Alcoólatras crônicos apresentam maior risco de desenvolver problemas cardíacos do que pessoas que não bebem.
Os problemas do sistema circulatório envolvem: hipertensão, dificuldades de circulação (varizes e hemorroidas), derrame cerebral e doenças cardíacas como arritmias, insuficiência ou infarto.
Se você sentir que está passando por problemas com a bebida, é ideal procurar ajuda especializada, tanto médica quanto psicológica, para cuidar e mudar seus hábitos de vida!
Eu posso te ajudar a buscar esse reequilíbrio. Quer saber como? Agende sua consulta comigo agora pelo site ou clique em SAIBA MAIS!