5 principais doenças causadas pelo excesso de gordura

Essas 5 principais doenças causadas pelo excesso de gordura demonstram o quanto esse assunto é de extrema importância.

Somente no Brasil, cerca de 20% da população sofre com a obesidade. Ou seja, 20% de uma população que vai ou já está sofrendo com doenças causadas pelo excesso de gordura.

Sendo assim, se atente a esse artigo onde explicamos como essas doenças causadas pelo excesso de gordura se desenvolvem, como preveni-las e tratá-las.

1. Obesidade é uma das principais doenças causadas pelo excesso de gordura

A obesidade é uma das consequências mais frequentes de doenças causadas pelo excesso de gordura.

É uma doença crônica que afeta por completo o funcionamento do organismo. Inclusive, o seu estado, se não controlado, serve de trampolim para o desenvolvimento de outras doenças.

Isso porque, pacientes com obesidade sofrem de excesso de peso ligados a compulsão alimentar, desencadeando problemas hormonais, desenvolvimento de diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, respiratórios e muitos outros.

A melhor forma de tratá-la e se prevenir contra outras doenças causadas pelo excesso de gordura, é a realização de um tratamento de reeducação alimentar, junto a aplicação de hábitos saudáveis na prática de atividades físicas, aliado a um acompanhamento multidisciplinar.

Em casos mais extremos, a última opção para tratar essa e outras doenças causadas pelo excesso de gordura da obesidade, é a realização de uma cirurgia bariátrica.

2. Hipertensão acompanha as doenças causadas pelo excesso de gordura

A hipertensão ocorre quando há um aumento da pressão nos vasos sanguíneos. Ela é diretamente relacionada a indivíduos que estão acima do peso, portanto, é considerada uma das doenças causadas pelo excesso de gordura.

Sedentarismo e a falta de atividades físicas regulares fazem com que os vasos sanguíneos fiquem comprimidos, causando o aumento da pressão. A hipertensão é considerada uma doença silenciosa, pois os sintomas nem sempre aparecem, retardando o diagnóstico.

Perceba que a questão comportamental acompanha constantemente o surgimento dessas doenças causadas pelo excesso de gordura, e não é diferente com a hipertensão.

Portanto, para preveni-la e tratá-la, tal como os outros exemplos de doenças causadas pelo excesso de gordura a seguir, é importante reeducar seus hábitos.

No caso da hipertensão é essencial mudar a alimentação, evitando comidas com alto nível de sal ou açúcar, pois estes elevam a pressão sanguínea e força muito mais o funcionamento dos vasos sanguíneos.

3. Diabetes se encontra entre as principais doenças causadas pelo excesso de gordura

Por que, afinal, a diabetes sempre está relacionada como uma das doenças causadas pelo excesso de gordura?

Isso se dá porque pessoas acima do peso têm a produção de insulina desregulada, o que pode resultar no desenvolvimento da diabete de tipo 2, que não é genética.

A diabetes, então, é uma consequência gravíssima do desenvolvimento de doenças causadas pelo excesso de gordura, gerando aumento dos níveis de glicose no sangue, devido ao mau funcionamento na secreção da insulina no organismo.

A falta da insulina ou a dificuldade na sua ação, resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Para tratar uma das mais graves doenças causadas pelo excesso de gordura, é necessária uma abordagem ampla, desde a necessidade de aplicação de insulina injetável, até a realização de uma transformação nos hábitos de vida do paciente.

Assim como outras doenças causadas pelo excesso de gordura, a diabetes exige uma modificação principalmente na alimentação, reduzindo níveis de açúcares e gorduras na dieta, além da realização de atividades físicas.

4. Esteatose hepática é uma das doenças causadas pelo excesso de gordura

A esteatose hepática ocorre quando há um acúmulo de gordura no fígado. Esse excesso de gordura no órgão, a longo prazo, pode causar inflamações crônicas nas células hepáticas, ao ponto que se formam cicatrizes nele.

Se não tratado, essas cicatrizes ou fibroses, como são chamadas, prejudicam o funcionamento do fígado e aumenta riscos de cirrose não-alcoólica e câncer.

A esteatose hepática ocorre muito em pacientes acima do peso, por já ocorrer uma situação de maus hábitos, elevando o excesso de gordura no fígado.

Seu tratamento, seguindo a lógica de outras doenças causadas pelo excesso de gordura, é identificar quais hábitos e comportamentos estão gerando esse estado de saúde.

Com isso, segue um acompanhamento multidisciplinar para modificar e melhorar a qualidade da alimentação, bem como a aplicação de atividades físicas para minimizar os sintomas.

5. O que o câncer têm a ver com doenças causadas pelo excesso de gordura?

O excesso de gordura acaba gerando um cenário de inflamações crônicas, e aumento dos níveis de hormônios que promovem o crescimento de células cancerígenas.

Câncer não tem regra clara para todos. Mas é de se observar que boa parte das pessoas acima do peso, tem maiores riscos de desenvolver a doença.

Os sintomas do câncer podem não aparecer logo de cara, bem como outros problemas que acompanham a quem sofre com excesso de gordura no corpo. Geralmente seus sinais surgem quando a doença já se encontra em estágio avançado.

O ideal é identificar a doença logo no início para aumentar as chances de cura, bem como adotar um estilo de vida mais saudável. E seja incorporada no dia a dia de todos nós como precaução ao desenvolvimento da doença.

Achou esse artigo sobre doenças causadas pelo excesso de gordura informativo? Então entre em contato pelo site ou clique em SAIBA MAIS!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_4-5.jpg
5 principais doenças causadas pelo excesso de gordura