5 dicas de atividades que se encaixam numa rotina corrida, se você que não tem espaço no seu dia a dia para exercícios físicos, confira!
Uma das maiores desculpas que as pessoas usam para justificar a falta de atividades físicas, é que elas têm uma rotina muito atribulada, que não dá tempo nem para comer direito.
Mas a realidade é que existem muitas atividades físicas com potencial flexível para se encaixar em qualquer horário do seu dia a dia.
Portanto, para você não ter mais justificativas para fugir, elaboramos essa lista de 5 dicas de atividades físicas que vão cair como uma luva na sua rotina. Confira!
1. Treinamentos funcionais são ótimas atividades físicas para rotinas intensas
O treinamento funcional teve sua origem nas mãos de fisioterapeutas que desenvolveram técnicas de recuperar as funções motoras de pacientes que sofreram com lesões graves nos seus membros.
Entretanto, os exercícios funcionais com o passar dos anos se mostraram muito benéficos quando realizados como uma das modalidades de atividades físicas, pois promovem um melhor funcionamento do organismo durante atividades rotineiras da vida de uma pessoa.
Isso porque o treinamento funcional força o paciente a trabalhar os mecanismos corporais todos na realização de uma das muitas atividades físicas. Em um único exercício o indivíduo trabalha sua respiração, sua circulação sanguínea, bem como o seu sistema nervoso.
E o melhor de tudo é que o treinamento funcional pode ser indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade. Dentro dela podemos dividir em duas categorias:
- Alta intensidade: voltada para pessoas que desejam aumentar seu desempenho para determinadas situações, potencializando seu ganho de massa muscular, por exemplo.
- Baixa intensidade: indicada para idosos ou pessoas que desejam manter a saúde em dia, com exercícios que não exijam uma sobrecarga muito grande sobre o seu corpo, melhorando força, resistência, agilidade, equilíbrio, entre outros fatores.
2. Musculação é sempre uma ótima opção de atividades físicas altamente flexível para os seus horários
Apesar dos treinos intermináveis que algumas academias receitam, é perfeitamente possível fazer uma boa sequência de atividades físicas de força em apenas meia hora. Para tanto, o professor pode usar o protocolo HIIT – muita ação e curtos intervalos.
É necessário inserir uma alta intensidade com cargas e combinar atividades físicas que sejam sinergistas, ou seja, trabalham um grupo secundariamente.
Nesta ideia, conseguimos entregar a satisfação do treino de ‘puxar ferro’ e também entregar o resultado esperado de um praticante dessas atividades físicas.
3. Danças
Essa opção de atividades físicas, existe tanto a opção de se matricular em uma academia ou estúdio de danças, como também é possível mexer o corpo com ajuda de aplicativos, YouTube e jogos eletrônicos.
A prática de dança, figura entre uma das atividades físicas mais completas, pois exigem atenção e melhoram a amplitude de movimento do corpo.
Com as plataformas digitais o acesso se tornou ainda mais fácil até mesmo às mais famosas, como FitDance e Zumba.
Ou seja, ótimas alternativas para quem quer um exercício intenso e rápido, além de trazer diversão e melhorar o humor do paciente.
4. Andar de bicicleta ao ar livre
Quem prefere pedalar ao ar livre pode colher diversos benefícios em apenas meia hora diária, nessa que é uma das mais democráticas atividades físicas.
Ótima alternativa para quem busca uma rotina com exercício cardio forte, mas não consegue ou não gosta de correr. Hoje existem até bicicletas com um monitor que ajuda a mensurar os estímulos.
5. Spinning também está entre as atividades físicas dinâmicas para rotinas corridas?
Essa aula é ótima para quem não gosta muito de correr e prefere modalidades mais dinâmicas de atividades físicas.
Hoje existem aulas que unem as pedaladas a luzes e som de baladas, além de conseguir encaixar as aulas em horários variados.
Cuidados importantes antes de praticar qualquer uma dessas atividades físicas
O recomendado é fazer atividades físicas para melhorar a qualidade de vida, mas não quer dizer que você deva fazer qualquer exercício sem cuidado.
Para quem nunca praticou atividades físicas ou não tem o nível de frequência recomendada, faça um acompanhamento médico para avaliar seu estado de saúde.
Isso porque, atividades físicas realizadas de maneira negligente, podem se tornar perigosas, podendo provocar lesões ou desconfortos que prejudicam sua motivação para mudar seus hábitos.
Por isso, antes das atividades físicas, consulte especialistas para saber seus limites e possibilidades e melhorar seu estilo de vida.
Se interessou por esse tema e quer saber mais? Então baixe o nosso Ebook e se informe ainda mais sobre os benefícios das atividades físicas!