Motivação é aquele sentimento que nos move adiante quando estamos em busca de conquistar um objetivo que fará toda a diferença na nossa vida. E, quando falamos de emagrecimento, podem existir muito mais armadilhas do que fatores motivadores para seguirmos com as mudanças adequadas para a nossa saúde. Separei aqui, 5 coisas que te fazem desmotivar da dieta.
E veja bem, o intuito deste artigo não é culpar, e sim, ajudá-lo a identificar atitudes recorrentes que podem estragando sua experiência de reeducação alimentar e de hábitos.
Ter em mente o que pode estar dando errado na sua rotina para emagrecer, ajuda a dar um panorama do que é preciso ser corrigido para te colocar nos trilhos novamente e, assim, conquistar o melhor controle da sua qualidade de vida de forma mais saudável!
1. Querer mudar tudo de uma só vez prejudica o emagrecimento
O processo de mudança gera um sentimento de ansiedade e de urgência em alcançar o resultado esperado no seu emagrecimento.
Assim, é comum querer mudar muitas coisas de uma vez. Em um primeiro momento, porém, sustentar muitas mudanças de uma vez pode ser difícil, e você pode acabar desanimando da sua dieta. O certo é fazer mudanças graduais e estabelecer metas alcançáveis.
2. Fazer dietas restritivas minam a motivação para o seu emagrecimento
Dietas restritivas também são um fator importante. Limitar demais a alimentação pode dificultar o convívio social, levando muitas pessoas a deixarem de sair, comer fora ou encontrar amigos quando fazem uma dieta para emagrecer.
Realizar algo que prejudica sua vida em outros aspectos nunca será motivador, além disso, cortar alimentos ou grupos de alimentos não é nada saudável! A reeducação não é sobre eliminar e, sim, mudar e melhorar sua relação com a alimentação de maneira diversa e saudável.
3. Metas muito grandes desmotivam o seu emagrecimento
Colocar metas muito grandes, como já citado, podem desestimular o seu processo de emagrecimento.
Por exemplo: ao invés de pensar que você precisa perder 10kg, pense em perder 1kg por mês, é algo muito mais confortável. Outra dica é não estabelecer metas de peso, mas de mudanças de comportamento, o peso virá como consequência da mudança de hábitos.
4. Querer para ontem os resultados do emagrecimento
Outra questão é almejar por um resultado rápido. Se foca muito na conquista final e pouco na trajetória para chegar até lá, portanto, quando esse processo demora mais do que o esperado as pessoas desistem.
Lembre-se que a vida é composta muito mais por processos do que por resultados, então não se afobe!
5. Desanimar-se com pequenos deslizes prejudicam o emagrecimento
Junto a tudo isso, é preciso entender que ao buscar um objetivo, seja uma alimentação equilibrada ou outros, será necessário passar por altos e baixos.
O sucesso não é uma constante, portanto, não se desmotive quando algo não sair como o planejado, use a experiência como aprendizado para fazer diferente em um próximo momento.
A desmotivação pode surgir por esses e outros inúmeros fatores, e muitas vezes vem atrelada a momentos de dificuldade! Mas não é o que acontece que gera o sentimento de desmotivação, mas como lidamos ou percebemos os acontecimentos.
Você tem dificuldades para mudar seus hábitos de vida? Então o meu ebook, “Mudando de hábitos em 21 dias” é ideal para o seu caso! Nele, explico sobre uma técnica, comprovada cientificamente, que te ajuda a desenvolver hábitos de vida mais positivos de maneira mais rápida e natural.
Quer ter acesso a esse material incrível? Então inscreva-se agora para recebê-lo gratuitamente! Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!