O ganho de massa magra é extremamente importante para todos, porque, diferentemente do que pensam, o objetivo não é ter músculos enormes, mas, sim, ter uma boa composição corpórea, que permita uma melhor realização das atividades do dia a dia, aumente a resistência e a redução da ocorrência de lesões. Abaixo, você confere 4 sinais que você mesmo está sabotando o ganho de massa muscular. Atente-se e bom treino!
1. Concentração de proteínas em uma única refeição prejudica o ganho de massa muscular
A concentração de proteínas apenas em uma refeição pode não ser o caminho mais viável para o aumento da síntese proteica e aumento da massa magra.
Para favorecer esse ganho saudável, é fundamental a distribuição e equilíbrio do consumo de proteínas ao longo das refeições. Outro ponto importante, é entender, conforme as suas necessidades, quais os alimentos mais adequados para você, e para isso, nada melhor do que um acompanhamento nutricional personalizado.
2. Hidratação inadequada também prejudica o ganho de massa muscular
Os músculos são formados na maioria por água! Então é claro que ela é fundamental e necessária ao longo do dia todo para o ganho de massa muscular, além de merecer atenção especial durante e após a execução de exercícios físicos, já que nessas circunstâncias normalmente ocorre sudorese intensa, e com ela, a perda de água e também de minerais.
A quantidade ideal a ser ingerida varia de pessoa para pessoa, dependendo do peso e o quanto se submete a situações em que há perda de líquidos, como em exercícios intensos. Novamente, a orientação nutricional de um especialista é de grande ajuda nesses casos.
3. Não dar momentos de descanso ao corpo também impede o ganho de massa muscular
Há quem pense que quanto mais fizer exercícios, mais rápido e eficientes serão os resultados no ganho de massa muscular. Mas, muito pelo contrário, o descanso e o relaxamento são fundamentais para a regeneração muscular e melhor desempenho nos treinos futuros.
Cada vez que você faz exercícios, principalmente mais localizados e um pouco mais intensos, as fibras musculares são rompidas e precisam ser reconstruídas. É nesse processo que ocorre o ganho de massa muscular.
Durante essa reconstrução ou regeneração, as atitudes tomadas serão determinantes para os resultados, e aqui inclui-se a importância do descanso noturno, e também de algum dia reservado para essa finalidade, sem treino.
4. Não manter uma regularidade em suas atividades físicas prejudica o ganho de massa muscular
Enquanto passar horas realizando exercícios físicos não é o melhor caminho, ser aquele atleta de fim de semana também está longe de trazer resultados.
Especialistas demonstram que o corpo precisa de estímulos diferentes, mas regulares, ou seja, com a ajuda e orientação de um profissional. O ideal é que você tenha uma rotina de exercícios variados ao longo da semana, que solicitem diferentes grupos musculares segundo o seu nível de condicionamento, e também exercícios aeróbicos, mas com execuções regulares – quatro ou cinco vezes na semana, por exemplo, para obter um melhor ganho de massa muscular.
Você deseja receber mais dicas sobre como aumentar o seu ganho de massa muscular? Então cadastre-se agora aqui pelo site para receber o meu ebook, “Passos simples para aumentar a massa muscular”. Onde explico mais sobre o conceito de hipertrofia, além de trazer dicas e orientações sobre como potencializar o processo com alimentação e treinos.
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!