Com esses 3 motivos para dar uma chance às leguminosas, você irá notar como é possível transformar positivamente as suas refeições e ainda potencializar a sua dieta se sua intenção é emagrecer.
Muitas pessoas têm um pouco de preconceito com as leguminosas, dando um olhar de nutrição empobrecida sobre elas.
Quando, na realidade, esses alimentos podem até substituir o consumo de carne devido ao seu alto teor nutricional!
Para você se conscientizar sobre a importância das leguminosas em uma rotina alimentar diversa, separei esses 3 motivos para você dar uma chance a elas.
Siga lendo para descobrir o porquê!
1. Leguminosas são ricas nutricionalmente
Quando você compara um pedaço de carne com uma leguminosa, logo você imagina que a peça animal é muito mais potente em questão nutricional.
Mas não se engane, até o menor grão de leguminosa pode conter uma verdadeira mina de nutrição!
Para citar alguns exemplos, você encontra nas leguminosas alguns dos seguintes nutrientes:
- Carboidratos complexos;
- Micronutrientes;
- Proteínas;
- Vitaminas do complexo B;
- Ferro;
- Magnésio;
- Cálcio;
- Zinco;
- Potássio;
- Entre outras.
2. Leguminosas asseguram o fornecimento contínuo de energia
A baixa quantidade de calorias das leguminosas, associada a abundância de nutrientes e carboidratos complexos e a forte presença de fibras, reduzem a velocidade da digestão, aumentando sua saciedade.
Assim, elas são fortes aliadas quando a questão é emagrecer, pois te ajudam a diminuir a quantidade de alimento ingerido durante as refeições, fornecendo energia suficiente.
Não somente isso, outros benefícios das leguminosas a saúde, são:
- A alta concentração de ferro ajuda no transporte de oxigênio para todo o corpo. A deficiência desse componente leva a sintomas muito incômodos, como tonturas e falta de ar;
- As fibras encontradas nas leguminosas se ligam as toxinas e colesterol no intestino, de maneira a eliminá-las. Esse processo facilita o trânsito intestinal e o volume fecal.
- Leguminosas ainda auxiliam na saúde cardíaca e diminuem o colesterol sanguíneo;
- Melhoram a saúde em geral e ainda ajudam no controle de peso.
3. Leguminosas são fáceis de preparar
Muitas pessoas mantêm distância das leguminosas, pois afirmam ser muito demorado prepará-las, além do fato de produzirem muitos gases.
De fato, o tempo de cozimento desses alimentos demora um pouco mais do que outras opções, porém, o ganho nutricional que elas oferecem compensam.
Sem contar que, basta um cozimento em água simples para prepará-las e é possível resolver o problema dos gases e ainda ativar suas enzimas com 4 a 8 horas de imersão da leguminosa.
Isso reduz o tempo de cozimento, torna a digestão mais fácil e ainda melhora a absorção dos nutrientes.
Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha e muitas outras são opções que você pode facilmente adicionar ao seu cardápio diário, acessando uma verdadeira fonte de nutrientes que vão melhorar a sua dieta e o funcionamento do seu organismo.
Gostou do post, mas quer saber mais como melhorar sua rotina alimentar? Deixe-me te ajudar! Agende sua consulta e venha conversar comigo ou acesse o SAIBA MAIS!